Como construir a ponte entre a teoria e a prática da liderança

13-12-2016

Na vida, há muitas situações que soam muito bem na teoria, mas que não são tão simples quando se trata de colocá-las em prática. Também pode ser mais fácil "saber quando você as vê" do que saber o que fazer quando uma situação ou oportunidade surge.

Então, como você pode intencionalmente e prontamente forjar essa ligação aparentemente misteriosa entre teoria e prática? Deixe-me abordar a questão usando a teoria da liderança como um exemplo

3 passos para fazer a ponte entre teoria e prática

Aqui estão três passos que eu recomendo para preencher a lacuna entre a teoria e a prática da liderança:

1. Defina um objetivo específico, claro e convincente.

Você se propôs a estudar uma nova teoria por uma razão - para melhorar de alguma forma. Quanto mais específico, claro e convincente você for na definição do resultado desejado, maiores serão as chances que você terá de tomar as medidas necessárias para chegar lá.

2. Esclareça as crenças e a mudança de mentalidade que você precisa fazer para ser bem sucedido.

Atrás de cada grande teoria há um ou mais conceitos que dão luz às dicas e técnicas aplicadas. Na maioria das vezes, quando você tenta implementar uma nova técnica e ela não funciona, é porque você não mudou sua percepção. Distinguir as mudanças de percepção é necessário para integrar a teoria com seu modelo mental e o mais importante para fazer a ponte entre teoria e ação, mais do que qualquer dica ou técnica.

3. Estabeleça uma estrutura para manter-se responsável por mudar.

Colocar qualquer nova teoria em prática exige que você mude de alguma forma, tanto em seu pensamento como em sua ação. A mudança nunca é fácil e sempre causa algum nível de desconforto. A melhor maneira de garantir que você siga em frente é compartilhar seus resultados e sua percepção com alguém que você pode contar para cobrar você. Defina um planejamento específico - incluindo datas e horas - e que você verificará, com suporte deste apoio, para ter certeza que permanecerá no caminho.

Estas três etapas irão assegurar que você estará preparado para implementar com sucesso qualquer teoria de liderança ou de gestão. No entanto, em última análise, você deve caminhar corajosamente através dessa ponte - e você deve agir! Você também deve estar disposto a continuar a evoluir o seu pensamento e realizar ações até que você seja bem sucedido.

Aqui está um exemplo de como e por que isso funciona ...

Como líder, você decidiu que você precisa melhorar suas habilidades de escuta. Então você vai para um curso que ensina técnicas e as teorias mais recentes sobre como melhorar nesta área. Em seguida, você retornar ao seu escritório animado sobre o que você aprendeu - e pronto para implementar.

A primeira oportunidade se apresenta e você experimenta algo que você aprendeu. As pessoas com quem se relaciona provavelmente sentem-se um pouco estranhas, porque é diferente de como você costumava agir. As pessoas do outro lado estão querendo saber o que está fazendo e porque sentem-se um pouco desconfortáveis também.

Algumas ações que você tentou vão funcionar. Algumas não vão funcionar tão bem ou não vão funcionar (pelo menos não no início). O problema é que é muito fácil anular essas ações que não funcionam facilmente e seguir em frente sem fazer o difícil trabalho de descobrir como ser bem sucedido.

Frequentemente, quando estamos expostos a uma nova teoria, sugestões ou técnica, vamos seguindo adiante e integrando uma ou duas coisas que funcionaram bem e nos sentindo o mais natural possível.

É isso que faz as três etapas que discutimos tão importante para o sucesso.

Colocando a teoria em prática

Um resultado claro e específico lhe dá uma definição muito focada do sucesso para avançar e ir além de simplesmente experimentar uma nova teoria. Ele também garante que você vai realmente fazer o trabalho para aplicá-la.

Distinguir pessoalmente o que muda em seu modelo mental, garante que você integrará a teoria em seu modo de pensar. Isto ajudará você a entender a base para as sugestões ou técnicas que estão sendo oferecidas.

O estabelecimento de um parceiro de responsabilidade com check-ins regulares em datas e horários específicos garantirá que você não deixe demandas urgentes que enfrentamos todos os dias ultrapassar o seu compromisso de crescer e aprender.

Agora, depois de ler este post, que teoria você está pronto para colocar em prática de uma vez por todas?


Artigos relacionados com o tema:

Precisa de apoio para implantar um gestão efetiva de desempenho? Fale conosco!