Como melhorar a transferência de aprendizagem: Um Plano de Ação

13-12-2016

Então, vamos ser honestos. Temos toda a formação assistida ou envolvimento em algum tipo de atividade de desenvolvimento, ao qual retornamos alguns meses mais tarde e nos perguntamos se realmente valeu a pena o nosso esforço.

Talvez você não se lembre das atividades ou não coloque novas práticas em ação. Talvez você acabe se sentindo mal sobre a experiência - ou pior, sentindo-se mal sobre si mesmo.

Não! Não é culpa sua.

Algo estava provavelmente em falta a partir da experiência, inibindo a transferência da aprendizagem e roubando-lhe a chance de ter o retorno esperado. E que este algo foi, provavelmente, a falta de um planejamento de ações eficazes.

Como o planejamento de ações pode apoiar a transferência de aprendizagem

Organizações, líderes e indivíduos investem pesadamente em treinamento e desenvolvimento por meio de ações tradicionais baseadas em sala de aula, e-learning, webinars, aplicativos, mentoring, experiências e muito mais.

Mas os esforços formais e informais de aprendizagem ficam aquém de toda a gama de resultados possíveis se não metaforicamente cruzar a linha de chegada, trazendo o aprendizado para a vida. O planejamento das ações é que faz isso, unindo ideias e intenções aos resultados.

Algumas estratégias simples para engajar-se em ação e planejamento baseado na realidade

Apesar do viés de nossa cultura para a ação, que com demasiada frequência dão pouca atenção a este elemento crítico de aprendizagem e na mudança de comportamento - há uma técnica que leva pouco tempo e oferece grandes resultados.

Talvez o planejamento das ações seja ignorada ou minimizada porque alguns complicam demais o processo, advogando distorcidas metas SMART para a aprendizagem. Mas às vezes é mais inteligente manter as ações simples e concentrar-se em avançar versus perseguir a pureza processual.

Então, se você deseja obter mais resultados de seu investimento na aprendizagem e aumentar a transferência de coaching, aqui estão algumas estratégias simples para engajar-se no planejamento das ações baseados na realidade.

Os indivíduos

Quando você completar uma atividade de desenvolvimento informal ou um evento de aprendizagem formal:

  1. Perca cinco minutos para discutir uma lista de seus insights. Em seguida, registre a lista em algum lugar como um lembrete.

  2. Faça a si mesmo esta pergunta: O que eu quero fazer como resultado desta nova informação/desses insights?

  3. Identificar não mais de três passos que você gostaria de ter. (Três é o número mágico entre sobrecarregar-se e dar-lhe tão pouco esforço que, em ambos os casos você acaba não fazendo nada.)

  4. Compartilhe com alguém o seu plano. Tenha um amigo para cobrança - alguém que sabe e pode acompanhar você - que vai ajudá-lo a cumprir o planejamento.

Líderes

Você pode ajudar a melhorar a transferência de aprendizagem, guiando delicadamente esforços de planejamento das ações de seus colaboradores com estas simples estratégias:

  1. Desenvolver a disciplina de rotina de esclarecimento de atividades de aprendizagem com os colaboradores. É tão simples como levá-los a falar sobre o que aprenderam.

  2. Abertamente pergunte: "O que você vai fazer diferente, como resultado?" E anote as respostas.

  3. Marque no seu calendário para acompanhar os passos das ações do colaborador em intervalos apropriados. (Mesmo que eles não estejam fazendo progressos, isto demonstra o seu verdadeiro interesse e compromisso, constrói uma relação mais forte e aumenta o seu envolvimento.)

  4. Dê destaque e compartilhe o sucesso. Durante as reuniões de equipe, convide os colaboradores para falarem sobre seus aprendizados, ações e resultados. Publicamente felicite sua equipe quando eles agirem sobre seus planos.

Profissionais de aprendizagem e desenvolvimento

Aumente a transferência de aprendizagem e incentive o planejamento das ações, incorporando as seguintes práticas em seu trabalho:

  1. Deixe 10% do tempo de aprendizagem alocado para o planejamento das ações. Crie um espaço sagrado para as pessoas refletirem, considerarem as opções, definirem intenções, e determinarem como irão agir de acordo com o planejado, antes de voltar ao ritmo alucinante do local de trabalho.

  2. Trate o planejamento das ações com o mesmo respeito, a dignidade e importância como outros conteúdos. (Seja honesto ... este é o lugar onde você sempre rouba o tempo de aprendizagem, quando um workshop está correndo paralelamente.)

  3. Fornecer alertas apropriados, instigantes para concentrar a energia e a ação.

  4. Incentive as pessoas a compartilharem seus planos de ação com os outros. Pesquisas sugerem que a partilha pública de compromisso aumenta a probabilidade de acompanhamento.

Os benefícios do negócio na transferência de aprendizagem

Dada a pressão para inovar, adaptar e atender às demandas dos clientes e condições de mercado em constante mudança - fazer tudo melhor, mais rápido e mais barato do que antes - a aprendizagem nunca foi tão importante. E o planejamento das ações é uma ferramenta poderosa para traduzir a aprendizagem essencial para novos comportamentos, novas práticas e novos resultados.


Gostou do artigo? Talvez você também goste:

Como construir a ponte entre a teoria e a prática da liderança

Sua empresa tem uma deficiência de aprendizagem?

Maneiras práticas para fomentar o desenvolvimento on-the-job


Precisa de apoio para implantar um gestão efetiva de desempenho? Fale conosco!