Dicas para um diálogo efetivo de coach

01-12-2016

Coach instrui, treina, desenvolve, assisti e apoia o desempenho. Eles usam o processo de feedback para direcionar e redirecionar esforços e comportamentos de trabalho.

Ao treinar seus colaboradores, você ajuda-os a ganhar autoconhecimento e insights sobre o seu comportamento demonstrado. Coaching diz ao colaborador o que é bom/mau, porque é bom/mau, e como eles podem melhorar.

Aqui estão algumas dicas para o diálogo de coaching eficaz.

Dicas de coach para reforçar o comportamento bem-sucedido:

Concentre-se em um comportamento bem-sucedido.

  • Narre o comportamento bem-sucedido, seus resultados e impactos em detalhes para o colaborador.
  • Use um exemplo específico.
  • Aponte os elementos que contribuíram para o resultado ser um sucesso.
  • Trabalhe com o colaborador para identificar as causas para este comportamento bem sucedido.
  • Faça um brainstorm com o colaborador sobre as formas que o comportamento pode ser replicados em outras circunstâncias.
  • Descreva os benefícios desse comportamento e sua confiança na capacidade de fazer o colaborador em continuar a demonstrá-lo.
  • Anote e registre este diálogo.
  • Fique atento para elogiar, sempre que o comportamento bem sucedido se repetir.

Dicas de coach para lidar com o baixo desempenho:

  • Concentre-se em um comportamento específico que você considera ser de baixo desempenho.
  • Ao invés de descrever em detalhes o comportamento que está causando mau desempenho não desejado, descreva o que o colaborador poderia fazer de diferente para conseguir um resultado melhor.
  • Descreva os benefícios deste novo comportamento desejado e sua confiança na capacidade do colaborador para demonstrá-lo.
  • Use exemplos específicos.
  • Ouça com atenção e esteja aberto a perspectiva do colaborador sem julgamento.
  • Envolva o colaborador na identificação de como eles podem dominar e aplicar o novo comportamento desejado.
  • Se necessário, elabore um plano de desenvolvimento acordado mutuamente.
  • Documente os elementos-chave deste diálogo.
  • Defina datas para um acompanhamento com diálogo.
  • Preste atenção para elogiar a demonstração do novo comportamento desejado.

Dicas de coach para acompanhamento do baixo desempenho:

  • Certifique-se de ter reunido provas suficientes do comportamento demonstrado e os resultados: observação direta, os resultados específicos de trabalho, relatórios e registros, feedback compartilhado com os outros.
  • Reveja a discussão inicial em torno do mau desempenho, e elogie qualquer avanço feito pelo colaborador em demonstrar o novo comportamento desejado, bem como sobre o seu plano de melhoria de desenvolvimento ou desempenho.
  • Envolva o colaborador em discussões sobre o porquê de todas as melhorias no comportamento serem insuficientes, procure razões.
  • Descreva novamente, em detalhes o comportamento desejado e quando/como deve ser exibido.
  • Discuta as consequências do mau desempenho (estes devem ser consistentes em toda a organização), e chegue a um acordo sobre os próximos passos.
  • Faça um check-in com os colaboradores para garantir que eles tenham todo o apoio e recursos que julgarem necessárias para ajudá-los a mudarem o seu comportamento; alocar conforme necessário.
  • Defina datas para metas de melhoria.
  • Continuamente comunique sua confiança no colaborador e seu apoio em seu desenvolvimento.


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