Tornando a Gestão de Desempenho contínuo uma realidade

01-12-2016

Este é o primeiro post de uma série de três partes que exploram as melhores práticas de gestão do desempenho através do olhar de RH, gestores e equipes.

Você conhece a expressão, "Tudo que é bom, dura pouco". Bem, não é bem assim em alguns casos.

Pegue a gestão de desempenho, por exemplo. É ótima, quando bem feita, nunca deve chegar a um fim. Na verdade, para ser eficaz e produzir resultados para o seu negócio, a gestão de desempenho deve ser um processo contínuo que ocorre durante todo o ano - como um lenço infinito.

No entanto, pesquisa recente do Grupo Brand Hall revela que algo está errado, especificamente, que:

  • A gestão de desempenho, muitas vezes é inconsistente e ineficaz
  • Gestores e colaboradores veem a avaliação anual de desempenho como uma experiência negativa
  • 70% das empresas afirmam que a gestão de desempenho fica na média ou abaixo da média

Se você não quer que sua empresa faça parte dos 70%, saiba que há alternativas para melhorar o seu processo de gestão de desempenho e atingir grandes resultados. Aqui estão algumas dicas que podem ajudar.

Consolide a gestão de desempenho na cultura de sua empresa

Para a gestão de desempenho contínuo tornar-se uma realidade, deve ser intencionalmente construído em sua cultura. Deve ser parte da vida diária, não apenas uma atividade isolada com uma parada e uma data de início.

Como o profissional de RH na sua organização, aqui estão alguns passos que você pode tomar para garantir que a gestão de desempenho e o feedback esteja enraizado em sua organização.

  • Prover treinamento aos gestores - Dê aos seus gestores treinamento sobre como dar feedback sobre o desempenho. Garanta a aprendizagem de forma prática, com exercícios ou mesmo role-playing para ajudar os gestores a se sentirem confortáveis com essas habilidades. As empresas tendem a ver melhores resultados quando esse treinamento é feito pelo menos uma vez por ano, para atualizar e/ou aprofundar as habilidades de todos.
  • Estimule o diálogo contínuo - Reforçar junto aos gestores a importância de ter diálogo contínuo com seus colaboradores, além das avaliações formais que acontecem uma ou duas vezes por ano. Muitas organizações entendem serem úteis conduzir trimestralmente "mini avaliações" para ajudar a manter top of mind a gestão de desempenho, mas você pode encontrar outras maneiras de incutir essa gestão de melhores práticas em sua cultura.
  • Oferecer as ferramentas certas - artigos sobre desempenho on-line e ferramentas de reunião um-a-um podem ajudar os gestores a promoverem o diálogo no momento do feedback e discutirem o desempenho em intervalos regulares. Notas de diário podem incluir progresso de metas, o reconhecimento de outros gestores e colegas de trabalho, questões que estão impedindo o trabalho de serem concluídos - ou qualquer outro tema relevante para a semana.

Faça o link do desempenho dos colaboradores com os objetivos da empresa

Atingir (ou superar) determinadas metas de produtividade e desempenho são geralmente prioridades na lista das empresas. O cumprimento dessas metas exige que os colaboradores foquem em produtividade e desempenho. E a melhor maneira de estar focado é alinhando as metas de desempenho das equipes aos objetivos organizacionais.

Ao assegurar que as funções e objetivos de todas as equipes estejam vinculadas a estratégia global da organização, e não apenas para o sucesso de uma área, você pode racionalizar prioridades conflitantes, com base em um objetivo comum em um nível superior. O alinhamento de metas ajuda a assegurar que as contribuições individuais de todos movem a organização para a frente e na direção certa - quer se trate de uma maior produtividade, maior volume de vendas ou qualquer outro objetivo global.

Automatize seu processo de gerenciamento de desempenho

Software de gerenciamento de desempenho podem ajudar a sua organização a automatizar, simplificar e racionalizar as atividades necessárias para gerenciar o desempenho das pessoas e equipes, incluindo revisões regulares de desempenho.

Na verdade, bons softwares de gerenciamento de desempenho baseados em nuvem permitem dar às equipes e gestores acesso a todas as informações que eles precisam, em cada etapa do seu processo, incluindo:

  • Metas organizacionais para que eles possam mais facilmente alinhar os objetivos dos colaboradores e dar-lhes um contexto para seu trabalho
  • Competências e suas definições para que eles possam construir uma forte cultura organizacional.
  • Orientações sobre feedback e coaching, e dicas de treinamento, para acelerar o processo e melhorar a qualidade e consistência das devolutivas.
  • Acesso às avaliações passadas para orientar as discussões atuais e ajudá-los a projetar o desempenho futuro.
  • Feedback, reconhecimento e treinamento recebido de consultores especializados ao longo do ano.

Sua vez: Como está a Gestão de Desempenho em sua empresa? Você já conseguiu alinhar os objetivos de desenvolvimento das equipes como a visão de futuro da organização?


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